09.02.15 - Varejo pede ao Governo Federal que os feriados de 2015 sejam transferidos para segundas-feiras
Com o intuito de diminuir os prejuízos dos lojistas, em decorrência dos diversos feriados de 2015, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) enviou uma carta à presidenta Dilma Rousseff e ao ministro Aloísio Mercadante para mudar as folgas para segundas-feiras. Assinada pelo presidente da entidade, Vitor Augusto Koch, o documento destaca que o prejuízo do comércio do estado pode ultrapassar R$ 880 milhões.
" O objetivo é diminuir as perdas e, assim, manter a economia gaúcha dentro da razoabilidade no atual cenário econômico. Os feriados em sexta-feira, por exemplo, são ainda piores, pois abrir o comércio apenas no sábado é prejuízo anunciado, além de prejudicar o mesmo de extensão de feriado para os comerciários", afirma Koch.
A ideia da entidade é reeditar iniciativa presidencial implementada na segunda metade da década de 1980, quando os feriados nacionais que ocorriam em dias da semana eram automaticamente transferidos para a segunda-feira, com exceção do Natal e Confraternização Universal.
Feriados em 2015
JANEIRO
1º - Confraternização Universal (quinta-feira)
FEVEREIRO
17 - Carnaval (terça-feira)
ABRIL
3 - Paixão de Cristo (sexta-feira)
21 - Tiradentes (terça-feira)
MAIO
1º - Dia do Trabalho (sexta-feira)
JUNHO
4 - Corpus Christi (quinta-feira)
20 - São Pedro (segunda-feira)
SETEMBRO
7 - Independência do Brasil (segunda-feira)
20 - Revolução Farroupilha (domingo)
OUTUBRO
12 - Nossa Senhora Aparecida (segunda-feira)
NOVEMBRO
2 - Finados (segunda-feira)
15 - Proclamação da República (domingo)
DEZEMBRO
25 - Natal (sexta-feira)