29.04.15 -
O inverno é um dos períodos de maior venda contínua no comércio durante o ano. De acordo com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), para aproveitar os dias frios, os lojistas precisam organizar estoques, preparar campanhas e promoções para atrair mais clientes. Mesmo com a instabilidade econômica do país, a tendência para 2015 é de crescimento das vendas no comércio.
"Normalmente é a estação do ano em que os lojistas podem trabalhar para aumentar as vendas de sua loja. O crescimento do consumo neste período é histórico, iniciando em março até o mês de julho, quando atinge o ápice. Mesmo com o momento instável da economia, é preciso que os empreendedores criem maneiras de atrair o cliente", ressalta o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.
Outra dica da entidade é aproveitar as datas comemorativas deste período do ano e programar promoções e campanhas. O Dia das Mães, Dia dos Namorados e o dos Pais, por exemplo, acontecem em períodos de muito frio no sul.
"O ideal é trabalhar com campanhas para estas datas que remetam ao pensamento de se aquecer no inverno, faz com que os produtos desta estação tenham uma boa aceitação. É preciso também cuidar o período de liquidação dos produtos de inverno. A liquidação deve acontecer ainda no frio. Promoções de produtos quando o clima já estiver mais quente, não funcionam, pois o consumidor está voltado para às compras de verão", revela Koch.
Segundo a gerente Setorial do Comércio e Serviços do Sebrae/RS, Viviane Silva, muitos empreendedores não realizam um bom planejamento de compras com seus fornecedores, o que acaba prejudicando os resultados.
"Muitas vezes o consumidor busca produtos de inverno e quando chega nas lojas, o estoque já acabou. Por outro lado, quando o lojista compra além da necessidade, precisa trabalhar fortemente com liquidação, afim de evitar que seus estoques permaneçam parados, reduzindo sua margem e consequentemente a lucratividade da empresa. É preciso ter organização", salienta Viviane.
O Sebrae/RS lembra que, para evitar estes erros de estoque, o lojista precisa trabalhar de forma antecipada às compras, comprando seus produtos na medida das vendas. É preciso fazer uma análise antecipada: Neste ano o inverno será muito frio? Quais produtos de inverno o cliente busca mais? Se faltar produtos, o fornecedor terá condições de entrega rápida?
Dicas do Sebrae/RS para aquecer as vendas no frio:
- Uma boa dica é aproveitar as datas comemorativas que acontecem no inverno para ofertar alguns produtos.
- O ideal é programar a liquidação de inverno logo após o Dia dos Pais. Assim o lojista aproveita a data e reduz o estoque de inverno antes da chegada do calor, gerando também recursos financeiros para as compras da próxima coleção.
- Se você manter uma loja muito aquecida no inverno, o cliente que chegar da rua "cheio de roupas" sentirá calor, dificultando a compra de casacos, por exemplo.
- Cliente com calor não permanece muito tempo na loja. Assim, é preciso observar a temperatura, deixando o ambiente agradável, nem muito quente e nem muito frio.
- Outro detalhe que pode dificultar a venda é a exposição dos produtos. Geralmente produtos de inverno tem mais "volume" que os outros. Equipamentos lotados de casacos ou mesas cheias de cobertores, dificulta a retirada do produto pelo cliente.
- É preciso expor os produtos de forma que o cliente consiga visualizar a peça com facilidade.
Foto: Mariana da Rosa