13.08.15 -
Desde os cuidados mais simples na loja até tomadas de decisão na gestão dos negócios, a excelência deve estar presente e esse foi o espírito na abertura da Convenção Estadual Lojista promovida pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS). O evento tornou-se referência para o comércio gaúcho e do sul do país e deve reunir mais de 1.500 pessoas nos pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS).
Durante a quinta-feira, 13 de agosto, o tema central foi o Serviço de Proteção ao Crédito, com o Seminário Estadual de SPC. À noite, autoridades e líderes do segmento partilharam vivências e expectativas para o varejo. O coordenador da Convenção Estadual Lojista, Marcos Carbone, destacou a necessidade de o comércio estar preparado cada dia mais, para enfrentar o cenário econômico e político atual.
"Muitos acreditam que estamos fadados a sofrer com a crise, mas não devemos ficar de braços cruzados diante das oportunidades que o momento oferece. Acreditamos que as empresas que investem em qualificação no desenvolvimento, como investimentos no Q Comércio, por exemplo, vão passar pela crise mais facilmente. Não esqueçam que depois da tempestade, vem a bonança", afirmou Carbone.
A qualificação e o fortalecimento do varejo passam sempre pela dedicação especial ao micro e pequeno empresário. O diretor superintendente do Sebrae-RS, Derly Fialho, ressaltou medidas que estão sendo feitas para dar fôlego e condições aos empresários desse porte.
"Todos nós reconhecemos que o varejo tem assumido cada vez mais um papel importante no desenvolvimento das cidades e dos países. No mundo todo, já é consenso que o comercio fortalece e é essencial para as economias. Que amanhã, após a Convenção Lojista, nós estejamos melhores e mais preparados para construir um estado melhor", comentou.
O presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, saudou a realização de mais uma Convenção Estadual Lojista que virou uma tradição e importante momento de encontro de líderes de CDLs, gestores e lojistas. O empreendedor falou sobre o momento da economia brasileira e pediu para o varejo gaúcho não esmorecer.
"Alguns dizem que estamos na maior crise que o Brasil já viu. Estes são esquecidos ou não viveram uma inflação de 80%, com os depósitos acumulando mercadoria e as pessoas cada dia mais pobres. Nós temos duas opções: ou nos aliarmos aos difusores do caos; ou podemos reagir. Que bom que vamos reagir. Só podemos fazer isto com planejamento e com organização", salientou Koch.
A programação de sexta-feira (14/08) será toda dedicada a palestras para os lojistas. A abertura está prevista para as 8h30min. A primeira palestra é de Jerônimo Lima falando sobre Gestão pela Qualidade. Após, Eduardo Silva traz o case da Croasonho. Durante a tarde ocorre palestra da Perestroika com Jean Rosier. O cenário político e econômico será abordado pela jornalista Carolina Bahia. No encerramento, Carlos Hilsdorf, fala sobre atitudes empreendedoras no varejo.
Foto: Alencar Turella