Câmara de Dirigentes Lojistas de Garibaldi

NOTÍCIAS

02.09.15 -

Os presidentes da CIC e CDL participaram de encontro, realizado no Centro Administrativo Municipal, em que foi apresentado o cronograma de revitalização do centro histórico de Garibaldi. Alexandra Nicolini Brufatto e Giliano Verzeletti acreditam que o investimento vai proporcionar, além do embelezamento da Rua Buarque de Macedo, maior atração de público aos empreendimentos.
A obra de revitalização da via inicia em 14 de setembro. O anúncio foi feito pelo prefeito, Antonio Cettolin, na tarde quarta-feira, 2 de setembro. Na ocasião, Cettolin disse que o projeto segue orientação para que a intervenção na via provoque o mínimo de transtorno possível no cotidiano do trânsito, comércio e das pessoas que circulam pela região.
A presidente da CIC colocou a entidade a disposição para que sejam reunidos empresários e moradores da área que receberá o investimento para que também conheçam a proposta e como será executada a obra. O presidente da CDL, por sua vez, acredita que esse encontro será muito importante, já que, além da expectativa, os comerciantes demonstram certa preocupação com o período em que os trabalhos serão efetuados.
Mais de R$ 4 milhões serão investidos, entre a Avenida Independência e Rua Júlio de Castilhos, para alargamento das calçadas, cabeamento subterrâneo da rede elétrica e de comunicações, substituição de todo o sistema de iluminação, troca da rede de abastecimento de água e de drenagem e implantação de pequenas praças de convivência.
O engenheiro da empresa Líder, que vai realizar a maior parte das ações, Érico Pinho de Moraes, diz que a área a ser revitalizada será dividida em seis etapas de execução. A primeira fase integra o lado esquerdo da via, entre a agência do Bradesco e o Café Luna Park. Após concluída é que inicia o trabalho do outro lado da via no mesmo perímetro. Do mesmo modo serão as etapas seguintes, entre a Avenida Rio Branco e a Praça Loureiro da Silva e, por fim, da Praça até a Rua Júlio de Castilhos.
Cettolin apresentou um audiovisual com uma animação de como deve ficar a rua após a conclusão do projeto. Ele acredita que dentro de 30 dias as duas fases do primeiro trecho estejam concluídas. "Há muitos desafios técnicos o que poderá aumentar um pouco este tempo", salientou. Além da empresa, o próprio Município e a Corsan também estarão envolvidos no processo.
Ciente de que a intervenção na principal rua do centro da cidade vai provocar transtornos, o prefeito diz que já foi organizado um método para que cada trecho da obra seja realizado com agilidade e no menor tempo possível. "Não podemos demorar muito para não provocar prejuízos aos moradores e empreendimentos. Manteremos contato permanente com todos para que sejam informados de cada passo que será dado, tanto nas atividades como nos possíveis bloqueios de trânsito".
Moraes também explica que, além da sinalização específica para as ações, passarelas serão colocadas para possibilitar o acesso às residências e comércio. Partes das calçadas também serão protegidas para a segurança dos pedestres. "Somente após 30 dias de toda a obra civil e ligações individuais de energia realizadas é que será iniciada a retirada dos postes e fiação atual, dando a garantia de nenhum problema de abastecimento", anunciou o engenheiro.
Ao final do encontro, Cettolin ainda divulgou que, para evitar problemas com o comércio do centro da cidade no final de ano, não haverá nenhuma atividade das obras em dezembro, possibilitando a decoração da rua e a normalidade do fluxo do trânsito e de pessoas para as compras de Natal.