26.03.09 - Presidente da FCDL defende associativismo setorial para vencer a crise e crescer
O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-RS), Vitor Augusto Koch, disse, na quarta-feira, 25 de março, que o promoção de uma campanha para a valorização e o crescimento do varejo tem valor inestimável. Ele esteve em Garibaldi prestigiando a posse da nova diretoria da CDL e prestigiando o lançamento da Campanha Carimbo Premiado. "Esta é uma ferramenta a serviço de todos. O comércio precisa aprender a fazer as coisas juntos. Os concorrentes não podem ser adversários, pois têm os mesmos problemas e buscam as mesmas soluções", destacou.
Ele também enfatizou que a crise financeira mundial terá reflexos na vida de cada um. Porém, disse que este fator pode ser minimizado com o associativismo e com a participação de todos nas ações de interesse setorial. "O varejo garibaldense deve prestigiar esta campanha (Carimbo Premiado CDL), pois é a possibilidade de diminuir custos, atrair público e otimizar os benefícios". Na mesma noite também apresentou os resultados do Liquida RS, Tchê!, promovido em fevereiro pela FCDL.
Em sua apresentação de 45 minutos, Kock elogiou o Governo do Rio Grande do Sul por ter equilibrado as contas do Estado e voltado a investir, além de cobrar do Governo Federal maior empenho para a redução da carga tributária. "Este é o momento de diminuir esse peso e usar isso como ferramenta para enfrentar a crise. Menos impostos significam o fortalecimento do orçamento familiar que terá condições de consumir mais", explicou.
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO - O presidente da FCDL-RS alertou os empresários em relação à necessidade de organização e planejamento. "Devemos prever o que vai acontecer a curto, médio e longo prazo e investir na gestão. Precisamos medir as ações que realizamos todos os dias e alinhá-las a evolução do mercado". Para ele, um dos segredos é a manutenção da singularidade de cada negócio, ou seja, os diferenciais que cada estabelecimento possui e que faz com que seus clientes retornem.