26.10.15 - Fenachamp encerra com estimativa de 70 mil visitantes
Em quatro finais de semana, o evento comercializou cerca de 30 mil garrafas de espumantes
Chegou ao fim a 14ª edição da Fenachamp, com um brinde aos melhores espumantes brasileiros. Em 2015, o evento, realizado entre 1º e 25 de outubro, recebeu cerca de 70 mil visitantes, de acordo com estimativas da organização, em seus 14 dias de festa. No encerramento, o presidente, Clóvis Furlanetto, anunciou que foram comercializados em torno de 30 mil garrafas de espumantes.
O prefeito, Antonio Cettolin, anunciou que Furlanetto continuará a frente do evento para a próxima edição da Festa do Espumante Brasileiro, que acontece de 5 a 29 de outubro de 2017. A diretoria do Centro Empresarial e Cultural (CEC) apoiou a indicação de Cettolin. Segundo ele, o bom relacionamento com o setor vinícola e a experiência foram decisivos para a permanência do empresário frente a organização.
Muito emocionadas, a rainha Diana Borghetti e as princesas Caroline Brugalli e Iris Schmitt agradeceram ao público pelo carinho e pelo prestígio à festa. Durante a cerimônia de enceramento da Fenachamp 2015 elas foram homenageadas pela Administração Municipal.
Além da boa média de público e consumo, a festa se despede celebrando o sucesso das novidades desta edição. As baladas de sexta à noite, com os DJs André Sarate, Federico Barco, Danni Martin e o grupo Eletrosax impulsionaram a programação, que teve como maior símbolo a diversidade de gêneros e atrações.
A gastronomia também ganhou destaque neste ano. Além do aumento do número de restaurantes e lancherias, a ampliação da variedade e dos pratos gourmets também foram apontados como positivos. Além disso, os jantares harmonizados, em parceria com a Escola de Gastronomia da UCS, completaram o casamento entre a bebida e a comida.
Também não faltaram motivos para circular pelo parque de eventos, além das já tradicionais feiras comercial, industrial e colonial. O Memorial da Colonização Italiana era roteiro obrigatório, principalmente pelas alegres cantorias típicas e pelo cheirinho de pão quente feito em forno a lenha. Para quem preferiu atrações mais radicais, uma das inovaçãoes foi a instalação de uma tirolesa que atravessava o estacionamento, além de escalada, rapel e uma pista de kart cross.
Isso sem contar as atrações que já se tornaram marcas da festa. Mais uma vez foi realizado o sabrage coletivo, que desde a edição de 2001 colocou a Fenachamp no Guinness Book - o livro dos recordes - como o maior já realizado no mundo. A atração recebeu 365 participantes, divididos nas categorias masculino e feminino.
Os shows também não desapontaram. Além de nomes que estão despontando na carreira e artistas locais, a Fenachamp também apresentou nomes de peso, como Maskavo, Claus e Vanessa, Seu Cuca, Duca Leindecker e César Oliveira e Rogério Melo.