29.03.16 -
Um consumidor mais retraído nesta Páscoa, apostando em comemorações em família, mas com pouco chocolate. Esse é o retrato identificado pelos empresários consultados pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), que divulgou neste domingo o balanço de vendas para a data.
Os dados não são nada açucarados: em volume físico, a venda de ovos de chocolate caiu 14% em relação à Páscoa de 2015, confirmando a tendência de um cliente mais consciente com o momento econômico, com as demissões e com receio de endividamento.
Muitos gaúchos recorreram à volta da tradição de preparar pequenos cestos, com balas, tabletes e coelhinhos, para agraciar as crianças e familiares. Sabendo que os negócios fracos resultariam em promoções às vésperas da data do Coelho, 40% dos consumidores deixaram as compras para a última hora.
"Nos três últimos dias, houve descontos de cerca de 20%, e algumas lojas conseguiram fazer promoções do tipo 'compre um e leve dois' em determinadas marcas", detalha o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo.
Mesmo assim, em média, o preço de ovos de chocolate subiu 15%. Uma das apostas dos supermercados gaúchos para a Páscoa, as caixas de bombons tiveram vendas frustrantes, com queda de 5%. Outro produto típico da data, as colombas pascais, registraram procura semelhante à do ano passado. Já a comercialização de pequenos tabletes de chocolate e de balas cresceu 2%, reforçando a tendência de produção de cestos caseiros.
No total, os supermercados comercializaram 7,6 milhões de ovos de Páscoa e 5,8 milhões de caixas de bombons em todo o Estado. Pesquisa realizada pela Agas em fevereiro mostrava que cada consumidor pretendia presentear em média quatro pessoas nesta Páscoa.
Fonte: Silvana Toazza - Caixa-Forte / Jornal Pioneiro