29.04.16 -
Além do conhecimento específico, também é necessário ter habilidades específicas, que contribuam para a carreira em todos os momentos:
Disciplina - Reserve momentos no mês e na semana para se planejar. A maioria dos vendedores não planeja fracassar, mas falha pela falta de planejamento e organização.
Comunicação - O vendedor profissional é articulado e sabe se expressar de maneira clara e objetiva, o que não significa falar muito. Seja preciso na comunicação.
Criatividade - Busque alternativas para chegar até o cliente, use argumentos que o envolvam. Crie novas oportunidades e proponha soluções inovadoras.
Capacidade investigativa - Faça perguntas e saiba ouvir para entender as necessidades do cliente, pois isso é essencial para uma venda de sucesso. O bom vendedor entende e identifica as dificuldades e necessidades do cliente, mapeando-as, para depois apresentar uma solução realmente eficaz.
Adaptabilidade - Aprenda a lidar com diferentes perfis de clientes, influenciando todas as pessoas envolvidas no processo de compra.
Empatia - Crie identificação e inspire confiança, pois essas iniciativas fazem toda a diferença na relação comercial. Cuide da aparência e vista-se de acordo com o perfil da venda e do cliente. Isso pode ser fundamental para transmitir uma boa impressão.
Networking - Quantas pessoas conhecem você? Não importa apenas quantas pessoas você conhece, mas sim, quantas sabem quem e o que você é. É imprescindível cultivar uma rede de relacionamentos, pois nem sempre somos capazes de encontrar sozinhos as oportunidades.
Tenacidade comercial - Ser persistente é diferente de ser insistente. Não desista da venda na primeira negativa, especialmente se estamos falando de investimentos elevados, que irão envolver negociações extensas.