Câmara de Dirigentes Lojistas de Garibaldi

NOTÍCIAS

30.06.16 -

A partir de 1º de agosto, a emissão da Nota Fiscal eletrônica (NFS-e) para empresas prestadoras de serviço, passa a ser obrigatória em Garibaldi. Com exceção dos Microempreendedores Individuais (MEIs), todas as demais empresas do setor deverão extinguir as velhas notas de papel e adequar-se ao sistema implantado, no ano passado, pela Secretaria Municipal da Fazenda.

A secretária da fazenda, Lisete Salvagni Pulita, diz que a maioria das empresas já efetuou o credenciamento, que é uma etapa obrigatória, sendo que, até o momento, 476 empresas já utilizam a nota fiscal eletrônica. "O credenciamento é uma etapa obrigatória, é o momento em que a documentação do contribuinte será analisada pelo Fisco, visando obter autorização para começar a emitir NFS-e", explicou. Ela alerta que, caso alguma empresa ainda não tenha efetuado o credenciamento, é importante providenciar o mais rápido possível.

Além da empresa não ter custos adicionais para utilizar o sistema de emissão, existem benefícios como dispensa de escrituração de livros fiscais do ISS e da necessidade de autorização para impressão de documentos fiscais para a NFS-e. "Isso vai proporcionar redução de custos para as empresas, além de simplificação e rapidez nas informações", destaca lisete. A NFS-e também pode ser emitida através de aparelhos móveis, como tablets e smarphones.

A substituição definitiva de notas fiscais de serviço em papel por NFS-e tem inúmeros benefícios, como a segurança das informações, que passam a trafegar criptografadas na internet e a alta disponibilidade do sistema, inclusive com suporte técnico ao usuário 24 horas por dia, sete dias por semana.

"O sistema eletrônico da Nota Fiscal de Serviços eletrônica de Garibaldi conta com diversas formas de conectividade disponíveis para emissão de notas fiscais de serviço como a emissão por processo remoto automatizado, através da web. A emissão pode ser feita também no site da Prefeitura municipal, utilizando inclusive dispositivos móveis e através de cupom fiscal de serviço eletrônico, que é uma inovação disponível para os contribuintes do município", finalizou a secretária.