27.07.16 -
O momento atual do Brasil traz dificuldades para a maioria da população, com redução orçamentária para muitas famílias, e com o ingresso de muitas pessoas no cadastro negativado de crédito. Neste sentido, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) orienta os consumidores sobre como proceder para deixar de ser inadimplente e restabelecer a sua saúde financeira.
Especialistas dizem que o básico para dar início a esse processo é ter em mente o quanto se pode economizar por mês e, a partir daí, negociar com as empresas credoras.
Pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e o portal Meu Bolso Feliz, mostra que além de demorar para conseguir limpar o nome, a pessoa inadimplente normalmente tem suas dívidas distribuídas em quase quatro empresas diferentes, a maioria adquirida por meio do cartão de crédito e de lojas.
O presidente da CDL Garibaldi, Giliano Verzeletti, diz que é preciso criar uma cultura de consumo consciente. "O excesso, que leva à inadimplência, pode criar uma falsa sensação de aquecimento econômico, mas acaba provocando problemas para o consumidor e para o lojista e, por consequência, diminuindo a população economicamente ativa", destaca o dirigente.
O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-RS), Vitor Augusto Koch, diz que, se for possível, o consumidor deve quitar as dívidas com pagamento à vista. "É fundamental que ele consiga fugir dos juros de utilização do cheque especial, cujos juros estão estratosféricos", complementa Koch.
Verzeletti também alerta para a importância da pesquisa ao SPC para aumentar a segurança nas vendas a prazo. "A CDL Garibaldi é a detentora legal do SPC no município. A entidade está voltada, exclusivamente, para o movimento associativista, trabalhando em parceria com CIC, que há mais de 90 anos atua na defesa dos interesses dos empreendedores garibaldenses".
Só o SPC possui o maior, melhor e mais completo banco de dados para informação de concessão de crédito da América Latina. O contato pode ser feito na sede da CDL (Avenida Rio Branco, 63 | Galeria Milani | salas 401 e 403) ou pelo fone 3462 3368.