27.08.16 -
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) do mês de agosto apresentou alta de 11,4% na comparação com o mesmo mês do ano passado, e fechou com crescimento de 2,6% sobre o mês de julho. Com isso, o índice divulgado pela Fecomércio-RS na quinta-feira, 25 de agosto, alcançou 89,9 pontos, apontando que, apesar da melhora, o empresário do comércio no Rio Grande do Sul permanece pessimista.
O ICEC-RS apresentou uma nova melhora na confiança dos empresários do comércio. Na comparação com agosto de 2015, tanto a percepção sobre o momento atual quanto as expectativas contribuíram de modo semelhante para a expansão do indicador. A percepção sobre as condições atuais reforça os sinais recentes que mostram interrupção na queda e estabilização da atividade econômica.
"O empresariado do comércio revelou na pesquisa que tanto sua percepção quanto a situação atual quanto as suas expectativas melhoraram. Isso é uma notícia muito boa, principalmente no contexto em que vivemos", destacou o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn. O dirigente considerou ainda que no campo relativo às expectativas, a maior estabilidade no âmbito político vem aumentando a confiança dos empresários no processo de retomada do crescimento da economia num futuro próximo.
O ICAEC, que mede as condições atuais, registrou elevação de 15,9% na comparação com agosto de 2015 e de 10,2% sobre julho passado, ficando em 50,5 pontos. O movimento de alta foi disseminado em todos os pontos analisados (economia brasileira, comércio e a própria empresa). "O resultado de agosto foi o primeiro aumento interanual do indicador desde agosto de 2014", salientou Bohn.
As expectativas dos empresários do comércio (IEEC) seguiram a tendência de alta observada há alguns meses, puxada mais uma vez pela estabilização no campo político. Aos 133,6 pontos, o indicador cresceu 16,3% sobre agosto do ano passado e 1,4% na comparação com julho de 2016.
O índice que mede os investimentos (IIEC) apresentou variação positiva de 2,5% na comparação com agosto de 2015 e de 0,4% sobre julho passado, alcançando 85,8 pontos. "A melhora das expectativas expressadas no IIEC , porém, ainda não são suficientes para afetar os planos de investimento das empresas do comércio de forma a trazer o indicador para o campo otimista", afirmou o presidente da Fecomércio-RS.