19.08.18 -
A diminuição do consumo, aliada ao aumento da inadimplência no país podem provocar transtornos ainda maiores ao varejo, se convertendo em prejuízos em muitos casos.
O momento atual do Brasil traz dificuldades para a maioria da população, com redução orçamentária para muitas famílias. Neste sentido, diversas são as campanhas que buscam educar os consumidores para a prática consciente de suas compras.
Pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e o portal Meu Bolso Feliz, mostra que além de demorar para conseguir limpar o nome, a pessoa inadimplente normalmente tem suas dívidas distribuídas em quase quatro empresas diferentes, a maioria adquirida por meio do cartão de crédito e de crediário junto às lojas.
O presidente da CDL de Garibaldi, Carlos Adriano Morari, destaca que a pesquisa junto ao SPC aumenta a segurança nas vendas a prazo. Ele diz que o Serviço tem o maior, melhor e mais completo banco de dados para informação de concessão de crédito da América Latina.
"A CDL Garibaldi é a detentora legal do SPC no município. A entidade está voltada, exclusivamente, para o movimento associativista, trabalhando em parceria com CIC, que há mais de 90 anos atua na defesa dos interesses dos empreendedores garibaldenses".
Só o SPC possui o melhor e mais completo banco de dados para informações de concessão e recuperação de crédito do mercado. O contato pode ser feito na sede da CDL (Rua Júlio de Castilhos, 205 - Sala 101 - Centro Comercial Santa Fé) ou pelo fone 3462 3368.
Para Morari, outro importante hábito é a cultura de consumo consciente. "O excesso, que leva à inadimplência, pode criar uma falsa sensação de aquecimento econômico, mas acaba provocando problemas para o consumidor e para o lojista e, por consequência, diminuindo a população economicamente ativa", destaca.